Com base nos critérios normativos da NBR 5419/2015, iniciamos a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) na Frimesa em sua unidade de laticínios localizada na Rod PR-163 - Linha João Pessoa, Marechal Cândido Rondon, PR.
Para garantir a instalação bem executada do SPDA analisamos alguns pontos:
- Fizemos uma inspeção visual;
- Detectamos itens que estavam em desconformes de acordo com as normas;
- Realizamos registros fotográficos.
Durante a inspeção visual encontramos pontos a melhorar na instalação antiga do SPDA. Nos locais apresentados nas imagens abaixo, a malha encontra-se numa altura média, não havendo uma conexão física do cabo com a cobertura.
Figura 01 - Pontos da malha em altura média
Também foi encontrado um ponto que a malha de aterramento e descida estão próximas da abertura, como podemos observar na imagem apresentada a seguir:
Figura 02 – Malha e descida próximas da porta
A seguir serão apresentadas imagens de algumas descidas, no qual o cabo está fazendo curvas até chegar ao ponto de conexão do aterramento:
Figura 03 – Descidas com curvas
Alguns reservatórios estavam sem aterramento e nenhuma proteção contra descargas atmosféricas:
Figura 04 – Reservatórios em metal e alvenaria
Através do nosso relatório técnico, apresentamos análises e sugerimos recomendações para que elas fossem implementadas, a fim de fazer com que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da indústria Frimesa estejam totalmente de acordo com a norma exigida e funcione perfeitamente, eliminando vários riscos eminentes.
As instalações recomendadas já estão em andamento e em breve finalizaremos deixando a indústria segura e protegida.